Recomendações Preliminares de Atendimento de Serviços Internacionais: Empresas Brasileiras Prestando Serviços a Organizações Norte-Americanas.


                                                                                          
1.  Atendimento telefônico

É altamente recomendável que a prestadora de services no Brasil disponibilize uma linha telefônica com um número nos Estados
Unidos. Este telefone deve sempre ser atendido por uma pessoa que fale inglês fluênte, e que já atenda as ligações em inglês.
Isto é importante para que não haja confusão na hora do atendimento, passando uma primeira impressão de estrutura
despreparado e amadora. Quando um cliente internacional entra em contato com uma empresa em outro país, ele já vem com
uma carga grande de ansiedade, e encontra-se fora de sua zona de conforto com relação ao idioma e cultura, sendo fundamental
remover qualquer barreira entre a prestadora de serviços e o potencial cliente.

O sistema telefônico deve ter uma gravação em excelente inglês durante os horários em que o escritório estiver fechado.
Tais ligações deverão ser retornadas o mais rápido possível, dentro de no máximo  24 horas. Preferencialmente, quando a ligação
for recebida na noite anterior, o retorno deve ser feito na manhã seguinte, e quando for recebida durante o dia, o retorno deve
ser imediato.


2.  E-mails

Quando a prestadora de serviços no Brasil receber e-mails ou contatos de solicitações de serviços internacionais, seria ideal
respondê-los imediatamente. Se a empresa não tiver estrutura para responder rapidamente, é recomendável a instalação de uma
“auto-resposta” para confirmar o recebimento do e-mail.
A “auto-resposta” pode conter um texto genérico, tal como:

“Thanks for contacting XYZ International.
We received your message, and will contact you within the next 24 hours.
Thank you,
XYZ International Team”

A mensagem do e-mail original deverá ser respondida dentro de no máximo 24 horas.


3.  Follow-up  
                                                                        
O acompanhamento proativo (follow-up) eficaz é um dos mais importantes fatores no sucesso do relacionamento com clientes.
Torna-se ainda mais importante no serviço internacional, pois confirma ao cliente que a diferença cultural não vai impactar
negativamente no resultado da parceria.
Empresas americanas estão acostumadas com atendimento rápido e organizado. A falta de follow-up durante todo o projeto traz
insegurança ao cliente com relação a qualidade da comunicação e a capacidade da empresa contratada entregar seus produtos e
serviços.
Portanto, recomenda-se o envio de relatórios semanais ao cliente para a organização da conta. Estes devem conter informações
sobre o andamento do projeto, próximos passos, e materiais/informações que a E-Open espera que o cliente envie para que os
prazos sejam cumpridos.



4.  Proposta de Serviços

Para eliminar todas as incertezas e preocupações da empresa internacional contratante com relação ao serviço contratado, é
necessário que a proposta formal da prestadora de serviços seja bastante completa. Deve-se itemizar todos os serviços
contratados, prazos, preços, termos e condições, identificando nomes de gerentes de projeto e formas de contato, e deixando
claras as expectativas das partes.
Normalmente as empresas nos Estados Unidos também esperam cláusulas de confidencialidade, protegendo seus segredos
empresariais.
A proposta deve conter as assinaturas de ambas empresas e a data de contratação.   


© Lima Lerch Consulting 2008. All Rights Reserved.



ABOUT THE AUTHOR

Renata L.Lerch, founder and managing director of Lima Lerch Consulting, has worked with strategic marketing for over 16
years. Before starting Lima Lerch Consulting, she managed marketing and business development in large multinationals, covering
the US, European and Latin American markets. She holds 2 MBAs

Lima Lerch Consulting (www.limalerchconsulting.com) provides leading marketing consulting services to companies in the US
and Latin America.